Teoria e Percepção Musical

     Para  o  desenvolvimento  musical  consistente  é imprescindível o desenvolvimento intelectual do Aluno, para tanto o estudo da teoria musical, história da música e da habilidade perceptiva dos sons é o que compõe este requisito.
     Tenha  em  mente  que  ao  estudar  um  instrumento  e  somente  o  instrumento  sem ter ideia de teoria, história da música e percepção auditiva você será um analfabeto funcional na área musical. Ou seja, você toca, se expressa através do instrumento, mas não compreende o discurso musical, não entende o que  está comunicando ao  seu espectador. Dessa forma não entende a estética musical e muitos "por quês"...
     Não  é  porque  você  lê  partitura, sabe o nome das notas e sabe os ritmos que entende de teoria, deve ficar claro isso para você, pois teoria musical vai além de aprender a ler símbolos, você deve desenvolver intelectualmente seu conhecimento sobre a linguagem musical.

Obs. se tiver duvidas sobre isso mande um recado em contatos que ajudarei a esclarecer os pontos que ficaram obscuros.

 Teoria Musical:




Treinamento Rímico:




Solfejo:






História da Música:




Literatura sobre Saxofone:
















DVD:

MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª edição. Ed. Musimed. Brasília, 1996.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Musica. Ed. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 1994.



POZZOLI. Heitor. Guia Teórico-Pratico (Partes I e II). São Paulo. Ed. Ricordi Brasileira, 1983.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2002.

Para baixar um metrônomo virtual clique em: Metrônomo Virtual, vai auxiliar você nos estudos rítmicos.



MED, Bohumil. Solfejo. 3ª edição. Ed. Musimed. Brasília, 1996.

Para auxiliar nos estudos de percepção você pode clicar em: Piano Virtual e ter um instrumento para cantar e desenvolver seu treinamento auditivo.



BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Tradução de Maria Tereza Resende Costa. Ed. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 1986.

GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Musica Ocidental. Ed. Gradiva. Portugal, 2007.



ALONSO, Roberto Benítez. Saxofon: Guía Metodológica. Instituto Tlaxcalteca de Cultura. México, 2003.

LIEBMAN, David. Desenvolvendo uma Sonoridade Pessoal no Saxofone. 1a Edição Ed. Souza Lima. São Paulo, 2014.

LONDEIX, Jean-Marie. 150 Ans de Musique pour Saxophone.Roncorp Publications, Michigan, 1985.

LONDEIX, Jean-Marie. Hello! Mr. Sax (Paramètres du Saxophone). Paris: Alphonse Leduc, 1989.

ROUSSEAU, Eugène. Marcel Mule: His Life and the Saxophone. Ed. Étoile. Michigan, 1982.

SCARFF, Robert. Saxophone Mouthpiece Selection. Ed. Jamey Aebersold. USA, 2010.

SEGARRA, Miguel Asensio. Adolphe Sax y La Fabricación Del Saxofón. Ed. Rivera. Valencia, 1999.

STROFF, Stephen M. Descobrindo o melhor do Jazz. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Ed Ediouro. Rio de Janeiro, 1994.

TEAL, Larry. El arte de Tocar el Saxofón. Traducido por Raúl Gutierrez. 1ª edição. Ed. Warner Bros Publications. Miami, 1997.



BURNS, Ken. Jazz. Som Livre. 2002




Crie um site gratuito com o Yola.