Monografia desenvolvida por Éverton Backes, com o intuito de compreender o processo composicional da criança, mesmo a partir de elementos simples.















Resumo:

O presente trabalho relata a experiência como educador musical e pesquisador, desenvolvida no projeto “Orquestrando o Mundo da Imaginação” intitulando-se:

Análise de Composições Musicais Coletivas de Alunos do Projeto Orquestrando o Mundo da Imaginação, pois com este título tento sintetizar o pensamento por traz da jornada efetuada e também com o desenvolvimento deste trabalho procuro abordar o cenário da musicalização que traz muitas duvidas para os novos profissionais (professores) que estão ingressando na área, por este motivo escolhi esta temática. Pois com esta experiência posso relatar com propriedade o assunto para meus colegas, esta pesquisa teve também uma grande importância para minha reflexão pessoal e profissional.

      Foi utilizado como base composições, uma apresentação e uma atividade livre realizados no  referido projeto   desta forma sendo gerados quadros para apontar dados e resultados.

O estudo destas composições nas crianças se deu de forma natural e orgânica, pois foi durante as atividades corriqueiras das aulas.

Sobre o que foi o projeto “Orquestrando o Mundo da Imaginação” podemos dizer que além de desenvolver leitura musical, estudo de instrumentos percussivos e flauta doce, trabalho rítmico e melódico as crianças eram expostas a um repertório diferenciado, com musica popular sob critérios estabelecidos, pois a musica que lhes foi apresentada incluiu Jazz, Bossa Nova, Samba, Choro, Rock e o repertório Clássico que traz uma base das raízes musicais do ocidente.

Monografia desenvolvida por Éverton Backes e Róger Germiniano, com o intuito de elucidar questões sobre a utilização da Arte em Projetos Sociais. Expondo assim a deficiência na elaboração de editais culturais.












Resumo:

Este trabalho tem por objetivo a analise de como se estabeleceu a prática da Arte-Educação no Programa Atitude realizado em cidades da região metropolitana de Curitiba e algumas cidades do interior do estado, também a analise das relações interdisciplinares que se estabeleceram entre o(a) arte-educador(a) e os demais membros da equipe de técnicos (educador físico, psicólogos e assistente social) nos núcleos do Programa Atitude através de questionários específicos, buscar entender o que ocorreu positivamente e o que não ocorreu positivamente nas atividades de Arte e com o(a) arte-educador(a) participante do Projeto, por fim verificar se foram executadas as atribuições definidas para a atuação do arte-educador(a) no eixo Práticas Formativas, Socializadoras e de Cidadania do Edital 062/2009 GRHS/SECJ de contratação.

A partir da analise de questionários aplicados e de referenciais bibliográficos deparou-se com o questionamento sobre a aplicação da Arte em programas e projetos sociais, o qual levou a uma abordagem crítica sobre a prática da Arte-Educação em programas e projetos sociais.

 Palavras-chave: Arte. Arte-Educação. Arte-Educador. Programa Atitude.

Crie um site gratuito com o Yola