Questões sobre as Aulas

Quem pode estudar saxofone?
Qual quer pessoa, que esteja disposta a entrar neste desafio. (homem ou mulher, menino ou menina, guri ou guria)

Qual idade que devo ter? Alunos  podem  iniciar a partir dos 7 anos, mas existem certos detalhes que devem ser respeitados para  isso.  Um  deles  é  que  o  aluno  deve  ter um  porte  físico ideal, ele também iniciará com o saxofone soprano curvo, pois condiz com seu tamanho. (procure orientação antes de comprar o equipamento).
     Tenho alunos com mais de 50 anos de idade  e um caso especial de um Sr. de 70 anos, ou seja, não há limites para estudar, mas é preciso determinação e dedicação.

Quantas aulas por semana são necessárias? Para você estudar qualquer instrumento é necessária somente uma aula por semana, pois as demais horas que são descritas nos programas a seguir serão do seu estudo e dedicação em sua casa.


Qual é o tempo de dedicação necessário? A pessoa que deseja estudar qualquer instrumento e em nosso caso você deseja estudar o saxofone terá que disponibilizar por dia no mínimo 1h de estudos. Pois terá que desenvolver uma série de musculaturas, padrões e sua coordenação motora fina, dessa forma é necessário o estudo diário, pois o estudo de um instrumento não é somente intelectual, mas também físico.


Quero tocar, mas não quero  ser  profissional, como  será meu estudo? Faremos um programa diferenciado, o programa que você tem descrito aqui no site  é de um curso completo para o estudo do saxofone, onde preparo você para uma faculdade e um nível de performance Avançado, você que quer praticar por hobby, para tocar na igreja ou com amigos no final de semana deve desenvolver certa habilidade  mínima,  onde  se  encaixa  os  três primeiros  níveis  Formação I, II e III. Após isso podemos desenvolver um material específico para sua finalidade.
     O que deve compreender é que não há maneira fácil  de tocar, é  necessário desenvolver uma  habilidade muito específica e para tanto são algumas horas de estudo e anos de trabalho  até chegar no resultado esperado. Tudo é possível, só depende de você!!!!

Quero estudar e me tornar um profissional, o que devo fazer? Seu primeiro passo é  ter  em  mente que terá um trabalho muito extenso a ser seguido, o programa que se segue a  baixo lhe dará uma ideia dos primeiros  passos, posteriormente lhe orientarei e  trabalharemos juntos para você conseguir chegar no seu objetivo. Seja bem vindo ao mundo da música!!!!!


Qual instrumento  que devo  comprar?  É  recomendado  para  o início do estudo do saxofone o Saxofone Alto, pois ele tem uma  particularidade  acústica  permite  posteriormente  você migrar  para  outros  tipos  de saxofone da  família. Seu repertório também é mais extenso e desta forma ajuda no desenvolvimento,  outro  fator que vai  preponderar hoje no nosso país é o valor do instrumento.

Vou comprar um instrumento usado, o que preciso observar? É importante observar se o instrumento é de alguma marca relevante no mercado Ex.: Selmer, Yamaha, Buescher, Yanagisawa, Buffet Crampon ou outras marcas renomadas, pois nestes você deve observar se há furos, soldas, amassados e algo do gênero. Uma boa reforma em um instrumento que tem uma sonoridade boa vale muito apena. Molas quebradas, sapatilhamento e até mesmo refazer uma chave se for necessário é possível.

Atenção para instrumentos de segunda linha!!!

Instrumentos fabricados na china: existem muitas marcas por isso não há como nomear todas. Mas estes instrumentos só valem apena se estiver em bom estado de conservação, pois uma reforma muito grande pode fazer com que o instrumento passe do valor de mercado dele.

Na duvida pode entrar em contato comigo em através do canal contatos e terei o maior prazer em ajudar. Ou consulte um Luthier.


Qual boquilha que devo utilizar?
Abaixo do programa de aulas está a listagem de equipamento que recomendo.

Domínio do sistema respiratório, o que é isso? Observe que o saxofone é um instrumento de sopro como outros tantos, para uma boa desenvoltura no saxofone e uma bela sonoridade é de fundamental importância dominar o nosso sistema respiratório (respiração costo diafragmática), conseguir coordenar sua língua e principalmente o fluxo do ar. Nas aulas trabalharemos muito sobre isso, pois para uma bela sonoridade e para não ter falha de notas precisamos de uma coluna de ar consistente e um fluxo contínuo deste ar.


Qual  gênero  musical  é  abordado nas aulas? Para  um  desenvolvimento  linear  e  progressivo  é  importante  aprender  a dominar  o  instrumento  e  desenvolver  a  musicalidade,  desta forma utilizo um equipamento e métodos para auxiliar o Aluno a desenvolver o domínio do saxofone (sopro,  mecanismo, ritmo  e  etc) não é preconizado um gênero especifico neste momento. O programa é  baseado em  métodos  e metodologias que fazem o Aluno chegar em seu objetivo com consciência,   qualidade musical e técnica.

Adoro  Jazz  e  Blues,  vou  estudar  estes  gêneros? Sim,  mas  não  no  inicio  dos  estudos  do  instrumento.  Você tocará melodias  e  trechos  destes  gêneros  nas  aulas,  pois  tenho  inserido  para familiarizar o Aluno com o gênero e já desenvolver a  linguagem.  Mas  a  prioridade  inicial  é  o  desenvolvimento consciente  da música e por tanto domínio de elementos físico e psicológicos para isso.

O que é estudar Jazz?
É desenvolver uma linguagem especifica, com suas articulações e sonoridade, com um espirito único e particular. Deve utilizar um equipamento específico para isso, mas também deve ter em mente que não é tocar de qualquer jeito e sair distribuindo notas, é um estudo sério e de uma riqueza e refinamento impar.

O que é improviso e saber improvisar? Consiste  em um complexo sistema de entendimento musical e criação espontânea. Você já deve dominar o instrumento tecnicamente em  sua  plenitude,  sem  falhas  de  notas  ou  tocando notas  em  momentos errados. Ritmicamente você já deve estar maduro e seu estudo de harmonia deve ser muito profundo.
     A  arte  de  improvisar consiste em estudos específicos para desenvolver a criação de novas melodias e padrões a partir de uma base harmônica e  um tema já existente, desta forma considero ser um estagio Avançado no estudo musical. É importante já ser estimulado a  partir  dos primeiro  passos, mas com cautela, pois muitos confundem improvisar com fazer qualquer coisa na música.

Para o que este curso vai me habilitar? Ao iniciar o curso teremos uma grade de estudos voltada ao desenvolvimento  técnico do saxofone e musical, sempre é abordo o entendimento musical, histórico, teoria musical e principalmente interpretativo.

     O curso vai habilitá-lo a dominar o saxofone na totalidade de sua extensão e lhe preparar se assim desejar para ingressar no nível superior (bacharelado em saxofone), bem como lhe da todo o suporte para iniciar sua autonomia musical, ler uma partitura e desenvolver um repertório sozinho, tocar musicas de cor (escutar e tocar a música, chamado "tocar de ouvido").

     Se for de seu interesse o curso será voltado para seu aperfeiçoamento profissional, onde você terá instruções para tocar em orquestras, bandas, igrejas, rodas de choro, bandas de baile, grupos musicais diversos. Ou seja, desenvolver sua capacidade para atuar no mercado.

       Se desejar continuar na informalidade e ser apenas um amador, ótimo não há problema algum, mas você será um ótimo amador. Pois acredito que você não quer que as outras pessoas escutem você e aplaudam por pena ou: - A ele está tentando... você será reconhecido por fazer música e tocar saxofone bem, amadoramente, mas tudo bem feito.


Crie um site gratuito com o Yola